CALCULO DA CHUMBADA DE LANÇAMENTO DE UMA CANA DE “SURFCASTING”

01-07-2009 16:23

Para se obter o máximo nos lançamentos, especialmente no “surfcasting”, é necessário dedicar uma certa atenção a alguns princípios físicos e dinâmicos. A resistência de uma cana e o peso da chumbada cuja relação dá maior rendimento ao lançador pode ser determinada de uma forma simples. Coloca-se o punho da cana num apoio de forma a que seja fixada com um peso ou qualquer outro meio no cabo, a cana deve permanecer horizontalmente e bem segura.

No fio geral, que logicamente se passou pelas argolas e ponteira, colocam-se pesos até que a cana forme com ela própria um ângulo de 90 graus. Ao chegarmos a este ponto, estamos no limite de resistência da cana que se traduz pela totalidade de pesos colocados na extremidade do fio geral. Sabendo-se aquele valor, para obter o maior rendimento, devem ser utilizadas chumbadas cujo peso oscile entre a centésima parte do peso colocado na ponteira e a quadragésima parte do seu valor.

Do ponto de vista físico e utilizando as fórmulas que nos dão as tolerâncias de peso, temos:

   Px2

R = ___________ 

     100

     P

R= ___________ 

     100

 

R é a resistência

P o peso total suspenso no fio Exemplo:

Uma cana cujo peso seja 10 Kg,

10 000grx2

        R= ___________ = 200 gr

100

e

  10 000gr

            R1=___________ = 100 gr

100 

Temos portanto que para uma cana cuja resistência seja de 10 kg, as chumbadas a utilizar deverão oscilar entre as 100 gr e as 200 gr.

Espero que seja útil.

Fiquem bem.