“Cauda de Rato Cónica”, Ponte ou Chicote

01-07-2009 16:20
Em , 23 de Abril de 2005, escrevi este tema que muitas vezes complementa no "surfcasting" a possibilidade de lançar mais longe.
Como definição temos: Ponte - que é um segmento descentrado, de comprimento variável, com cerca de dez metros, que será unida à linha do carreto na sua extremidade mais fina, a correspondente à do carreto, e na mais grossa os extralhos. A “Ponte comercial

A "Ponte comercial" é uma ponte cónica em forma de bobine de monofilamento descentrado numa só peça, sem nós nem novelos. A forma de utilização é a seguinte:

A parte mais fina da ponte deverá ser muito semelhante ao diâmetro da linha do carreto; Quando a linha do carreto é de 0,20 mm devemos utilizar pontes que comecem com esse diâmetro e que engrossem até 0,50 mm ou 0,60 mm; Utiliza-se linhas muito parecidas apenas porque só assim é possível garantir a eficácia do nó que une a linha do carreto à ponte; Se os diâmetros diferirem 0,10 mm, não será garantida a eficácia do nó.

Temos como alternativa sermos nós próprios a construir as nossa ponte, à qual se dá o nome de “Ponte caseira”, as quais podem ser de construção simples ou elaborada:

Ø Simples Composta por três troços com três metros cada um, para a sua realização saltamos de 0,10 mm em 0,10 mm, isto é, cada três metros utilizamos diâmetros diferentes, 0,30 mm, 0,40mm e 0,50 mm. Ø Elaborado De elaboração complexa; Trata-se de sete troços de dois metros cada um e com saltos de cinco em cinco centésimos de milímetro; Começamos com 0,20 mm e terminamos com 0,55 mm.

Pessoalmente costumo colocar como ponteira cerca do dobro da tamanho da cana que estou a utilizar. Existem já marcas que comercializam chicotes comerciais em bobines de cinco pontes com quinze metros cada, casos da Veja e Fisherman. Espero que este artigo sirva para aumentar e enriquecer os vossos conhecimentos.