A Praia da Adraga em Almoçageme

16-10-2010 19:15

A praia da Adarga localiza-se, em Almoçageme, nas fraldas da Serra de Sintra, após a Praia Grande em direcção a Cascais.

É uma praia onde o areal não é muito grande, mas onde o declive dentro de água já é bastante acentuado, consoante as épocas.

Há por lá sempre alguns pescadores, e a visita assídua tem por objectivo ver o comportamento do mar e das areias, pois uma ida á pesca é sempre condicionado por estes dois elementos a que associamos a hora da maré, bem assim como o estado do tempo.

Hei-los ............ cá estão alguns pescadores, bem no meu local preferido.

 

 


O lado sul da praia é quanto a mim o melhor, porque é desse lado que se encontram as furnas, sendo em continuidade até a praia mais próxima, a praia do Cavalo, uma continuidade de arribas que dada a sua dificuldade de acesso proporciona alguma protecção ao desenvolvimento de uma alimentação sustentável onde os peixes possam se alimentar.

Nas arribas podemos encontrar também pesqueiros de renome como a “casa da bota” ou a não mesma idílica “pedra de Alvidrar”, cujo tempo e lenda remontam aos povos primitivos, e onde todos os pescadores gostariam de pescar, mas onde somente um pequeno numero de pescadores mais afoitos arrisca a descida, que se faz com o auxilio de uma corda.

Lugar desde logo muito dificil e perigoso, mas onde a “lenda” diz que se apanham os melhores peixes de sempre.

É uma praia que no Verão é muito procurada pelos veraneantes, nacionais e estrangeiros, que procuram a nossa costa para passarem as férias.

 


Praia linda..............

Com um mar bastante batido todo o ano, é uma praia perigosa para o banho mas, ideal para a pesca, sendo por isso muito procurada pelos pescadores de surfcasting.


O lado Norte também é bom, ou seja a praia toda assim o será dado o seu tamanho, tem uma pequena enseada cheia de pedras, que nem sempre é asserível, pois nem sempre o mar nos deixa uma facha de areia disponível para lá assentarmos arraiais.


 

 

Por aqui podemos apanhar todo o tipo de peixes como, o robalo ou a baila, talvez uma dourada ou mesmo uma raia, e porque não um bom sargo ……

Deixo-vos este artigo como aperitivo para que um dia decidam aportar a este areal para uma pescaria.

Fiquem bem