Protecção do nylon

01-07-2009 16:38
O fio de nylon com que se equipam os carretos necessita de muita flexibilidade e resistência, qualidades que são, por vezes, difíceis de conjugar atendendo ao nylon existente no mercado.
Para se obter um nylon com estas características, sem recorrer às bobines de preços exorbitantes, basta, todavia, proteger o fio com um produto adequado. Aconselha-se a seguinte fórmula:
Junta-se quatro partes de óleo de linhaça fervida com três partes de ácido mordente (muito utilizado pelos douradores); depois de muito bem misturado acondiciona-se em frascos. A aplicação no nylon é feita com um rolhão de flanela deixando-se secar ao ar.
Mas...não pense que esta protecção é eterna; por isso, deve proceder a nova operação depois de três ou quatro idas à pesca.
Uma outra fórmula que também resulta para o efeito pretendido é a aplicação de um composto de alcatrão e sebo fundidos conjuntamente.
Artigo publicado na:
Publicado na Revista PESCA & COMPANHIA (ANO I – N.º 1 – DEZEMBRO 1980) – pagina 18 – TRUQUITÉCNICA
Nota: Eu pessoalmente utilizo a "vaselina" liquida, que compro na farmácia, para após um dia de pesca pulverizar as canas, os carretos e linha, após uma boa passagem de água doce, e de três em três idas á pesca desbobino e rebobino a linha dos carretos, passando em ambas as fases com a vaselina, além de a proteger dá-lhe elasticidade evitando-se assim que fique ressequida e se parta com facilidade.
Fiquem bem